terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pérolas

Já falamos no último post do vestido de noiva Joséphine de La Baume e não é segredo para ninguém que as pérolas são valorizadas há milhões de anos nas mais variadas culturas.

Na França do século XIII, a exemplo disso, a pérola era de uso exclusivo da nobreza, e considerada, por este motivo, sinônimo de status.  


No Brasil ela é associada à maternidade, pois é produzida dentro do ser que a gera: a ostra. Por isso existe uma grande procura por pérolas para meninas recém nascidas e no dia das mães (afinal, mães geram vida).

Brincos ME Acessórios
 Enfim, pérola fica bem para qualquer idade e está sempre na moda (não é verdade?!)
Quem as usa está “sempre chique”!

Hoje são valorizadas como gemas e trabalhadas em joalherias.

As pérolas também são transformadas em pó e vendidas como remédio para manter a vitalidade!

Em alguns lugares, como na Índia, acredita-se na cura para dores de cabeça, catarata, úlcera, entre outras doenças.

Cada uma é composta por 95% de cálcio e são de material orgânico duro, geralmente esférico.

Hoje as pérolas também podem ser obtidas de forma artificial, sem deixar de lado sua autenticidade, através de cultivo. Basta inserir no interior da ostra, entre o manto e a concha, um objeto minúsculo que causará a inflamação da mesma e terá a pérola como resultado.

As pérolas de melhor qualidade são encontradas no Oriente, porém as pérolas dos Mares do Sul (Pacífico) são as maiores e as mais raras de todas.

Abaixo, alguns cuidados básicos para que você possa cuidar das suas pérolas com carinho, fazendo com que elas durem mais:

  •  Armazená-las separadamente e envolvê-las em tecido é recomendável. Limpá-las apenas com um pano úmido e evitar perfumes, evitar cremes e afins também é recomendável, pois tiram o brilho delas uma vez que são orgânicas. 
Existem várias cores, entre elas creme, dourada, verde, azul, negra, etc.
As pérolas negras, ou “Pérolas do Taiti”, podem ter um tom típico da madrepérola (semelhante a um arco-íris) até uma cor cinza claro.


  • Curiosidade: Uma das mais famosas é a Peregrina, ela tem forma de pêra e cerca de 200g. Foi achada no séc. XVI e pertenceu a vários reis. Em 1969 ela foi dada à atriz Elizabeth Taylor pelo seu marido Richard Burton

Beijos
Náthali Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário